curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

quarta-feira, 13 de junho de 2012

O TEMPO E A HORA

O Problema da Hora na Actualidade - Extractos
Relatório de 1948 da autoria do Eng.  Geógrafo José António Madeira


3 -  A Precisão Actual  da Determinação e Conservação da Hora ( 1948 )


"No texto deste relatório referimo - nos à possibilidade de medir intervalos de tempo da ordem do centésimo  milésimo do segundo e mesmo do milionésimo . A medição destas grandezas  é hoje  um facto que está fora de qualquer  discusão, tendo entrado já na prática corrente  da astronomia e da física, pois de contrário teríamos que negar a utilidade  das inúmeras  aplicações do radar, das medidas balísticas de alta precisão, das  comparações de frequências  com a precisão de 1.10 ( levantado a -9 ) e de outras de natureza semelhante ".


............
"Para melhor compreensão do problema sobre a precisão da hora, entendemos separá-lo em três partes, de harmonia com a realidade actual. 
Assim  referir-no-emos à  chamada hora extrapolada, hora interpolada e hora definitiva.


A hora extrapolada resulta  da utilização de várias pêndulas, quer baseando-se  unicamente nas observações  astronómicas do respectivo observatório, por métodos gráficos ou de calculo, quer resultante de um processo em que se atende não só à correcção da pêndula directriz, calculada por observações  meridianas, mas ainda  à correcção da mesma pêndula deduzida das recepções diárias de sinais horários. Este ultimo processo tem sido  usado no Bureau International de l'Heure".


...........
"A hora interpolada. Esta hora é obtida po meio das observações astronómicas e da própria pêndula  directriz ou da pêndula média do respectivo observatório".


...........
"A hora definitiva. Esta hora é calculada utilizando as recepções de sinais horários, as observações astronómicas e as pêndulas de um conjunto de observatórios, que constitui o chamado Observatório médio, e cujos resultados são enviados  regularmente ao Bureau International de l'Heure. É expressa em tempo de um meridiano muito perto do de Greenwich, cuja longitude em relação a ele, é igual à média dos erros da longitudes convencionais dos observatórios que cooperam na determinação desta hora . Por ocasião da 2ª campanha internacional das longitudes, em 1933 , a posição do Observatório Médio era de 15 milésimos de segundo de tempo a Este de Greenwich ".


............
" Vê-se, portanto que o Problema da Hora na Actualidade, é uma consequência lógica e racional da evolução cientifica e técnica destes últimos anos. É em obediência a essa nova técnica e por premente necessidade da vida actual, que se procede agora à substituição quase total dos  dispositivos e métodos horários da época clássica, quer por instrumentos de observação  astronómica e de registo cronográfico, quer das próprias  pêndulas, mesmo das mais recentes que trabalham sob pressão e temperatura constantes" .


"a propósito da renovação dos seus equipamentos astronómicos  da hora, mormente na parte que diz respeito aos novos relógios  radioeléctricos :  " Nou possédons une horloge à quartz e nou sommes en train d'en faire construire encora 6 qui seront installées au cours de l'année  prochain "( director do Observatório de Neuchatel- 07 /10/1948).


    

Sem comentários:

Enviar um comentário