curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

sábado, 2 de junho de 2012

O TEMPO E A HORA


INTRODUÇÃO

Depois de mais de 50 anos, perdido entre os livros, dossiers e papeis, que fomos acumulando ao longo dos anos, acabo de reencontrar um documento muito relevante e hoje histórico, sobre a problemática  da hora, sua medição e distribuição.
Trata-se de uma publicação do Sindicato dos Engenheiros Geógrafos de 1948 ( outros tempos... ), da autoria do Engenheiro Geógrafo, Capitão de Artilharia e Astrónomo do Observatório de Lisboa, José António Madeira,  onde é descrito  o “ Relatório  de uma missão de estudo  no estrangeiro “, intitulado  “ O Problema da Hora na Actualidade “
Neste relatório, o autor  descreve com detalhe o resultados  dos estudos  que efectuou entre Março e Setembro de  1947, como bolseiro do Instituto para a Alta Cultura,  em França; no Bureau International de l’Heure e no Observatório de Paris,  na Inglaterra; no Serviço da Hora em Abinger , no Observatório de Greenwhich e nas instalações dos Relógios Falantes de Londres  e também no Observatório de Uccle , na Bélgica.
Não vamos, obviamente,   descrever  aqui o relatório, mas não resistimos em reproduzir  algumas partes do seu conteúdo  por revelar , de forma notável, que independentemente dos sistemas políticos e dos apoios que tiveram, Portugal sempre  teve talentos que ambicionaram o progresso do seu país, nomeadamente  pelo  desenvolvimento das ciências e das tecnologias,  do seu tempo, como foi o caso do Engenheiro Geógrafo José António Madeira.
Com  simples homenagem, a este cientista português, pela sua dedicação à causa  da criação de um Serviço Nacional da Hora, nos próximos 10 “posts”, deste blog, iremos  descrever  pequenos  extractos, daquele relatório, relativos a:

1- Prefácio  do Relatório da autoria do Doutor N. Stoyko
então Chef du Bureau  International de l’Heure , Novembro de 1948.
2-  Apresentação do Relatório, pelo seu autor, no Instituto 
de Alta Cultura. Novembro de 1948.
3-  A Precisão Actual  da Determinação e Conservação da Hora.
4-  Determinação da Hora.
5-  Conservação da Hora.
6-  Relógios da Quartzo.
7-  Relógios de Diapasão.
8-  Projecto de um novo transmissor de sinais horários para
 Serviço da Hora em Portugal.
9-  Difusão da hora : Relógio Falante e Curiosidades Estatísticas.
10-Proposta  para a criação, em Portugal do Serviço Nacional da Hora.

Capa do Relatório

Sem comentários:

Enviar um comentário