curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

domingo, 19 de maio de 2013

Pelo País da Relojoaria

III - PPM
 
Relógio de pulso com  Hora Universal
Indica o nome de 28 cidades, regiões e países do mundo -1937


O Patek Philippe Museu, fica na Rue des Vieux Granadiers 7 em Geneve, instalado num edíficio construido no princípio de século XX, onde funcionou uma das fábricas de componentes da marca.
O museu ocupa os 4 pisos do edíficio. A nossa visita, acompanhada do ex-director financeiro da empresa Patrice Sutter, iniciou-se no último piso onde teivemos ocasião de admirar a extraordinária biblioteca do museu que disseram-nos possuir mais de 8000 obras referentes a relojoaria e ramos relacionados.


Nos pisos descendentes fomos admirando o que tem sido a capacidade tecnológica, mas também artista dos artesãos, técnicos e engenheiros da Patek Philippe. Não vamos obviamente mostrar aqui o que nos foi dado observar , por falta de espaço mas também por respeito a quem nos guiou, vamos, apenas deixar alguns exemplos paradigmáticos desta marca, quer na relojoaria que na arte de esmaltagem. A seguir mostramos dois exemplares de relógios com trabalhos em esmalte datados de 1830 ( Le chinois ) e a " Abelha " c. 1790 /1795


Relógio Cronómetro de Bolso datado de 1925









Relógio Anel de Platina e Diamantes- 1917
 
Nota:  Por gentileza do nosso  amigo Patrice Sutter, tivemos o previlégio de sair do museu com duas ofertas : Um video sobre o PPM e um livro sobre o Star Caliber 2000. Trata-se do relógio  do bolso mais  completo até hoje fabricado e  que reproduz  as principais   funções temporais do sistema solar.  Impressionante !....
 

Sem comentários:

Enviar um comentário