curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VALOR DE COLECÇÃO




De um leitor brasileiro, deste blog,  o senhor Eng. José Liparizi, recebemos um pedido de ajuda, na identificação   do  fabricante  do relógio de bolso que mostramos em baixo.
Diz-nos aquele amigo,   ter descoberto na relojoaria  um " hobby " que está a  aprofundar, na  medida em que   a sua motivação  vai  crescendo  proporcionalmente ao conhecimento que vai adquirindo  sobre   ciência / arte  dos relógios o que já faz dele, hoje, um notável coleccionador de peças  de referência .


 
 Mostrador com informação do ano, do mês, dia da semana e dia do mês


Mostrador com foto, certamente do seu proprietário  ou construtor ?





       
O mecanismo pode ter sido adaptado, a partir de um outro importado



É curioso verificar  que toda a informação  contida nos mostradores, frente e verso, está redigida em português. Este facto  fez o nosso amigo brasileiro supor, que se trata de uma peça de origem portuguesa  e devemos  afirmar que acreditamos assim ser.
E, ainda que não seja fácil identificar o autor  desta peça que,  a avaliar pela informação contida no mostrador, parece ter construída  no ultimo quarto do século IXX , este detalhe faz-nos  reduzir substancialmente o número de opções .
De   facto, sabemos que a partir de meados  do século XVIII se inicia em Portugal uma significativa actividade  de relojoaria, com a criação da Real Fábrica de Relojoaria , em Lisboa, que vai dar origem à produção nacional de diversos relógios de torre, parede e outros ditos de precisão ( bolso ? ). Na sequência desta actividade  surgem, um pouco por todo o país,  relojoeiros  de grande nomeada,  particularmente concentrados em Lisboa, Coimbra, Porto e Minho.
Por volta  de 1880  existe, em Lisboa, um relojoeiro  famoso, de nome Augusto Justiniano de Araújo, que desafia, com as suas criações, o que de melhor  nos chega da Europa. Este relojoeiro, então conhecido com  " Sábio Construtor de Relógios ",   esteve particularmente em foco,  quando apresentou, na Exposição Industrial de 1888 um relógio, de sua autoria, a que chamou de " Cosmocronómetro " ,  que acreditamos conter muita da informação que agora nos aparece, nas fotos  do  relógio que apresentamos . 
Devemos  realçar que o relojoeiro Justiniano de Araújo, não era um curioso   da mecânica,  estudou engenharia no Instituto Industrial de Lisboa, o que lhe permitia ter um entendimento  correcto  sobre desenho, construção e funcionamento  de aparelhos mecânicos.
Segundo  relatos históricos, sabemos ainda que  muitos dos  relógios deste " Sábio  Construtor de Relógios " foram exportados, nomeadamente para o Brasil, Angola e Açores o que vem dar dar credibilidade à possibilidade  do relógio  que mostramos , em cima, ser de sua autoria.
Por último queremos lembrar  Augusto Justiniano de Araújo, foi o fundador, em 1895, da  Escola de Relojoaria  na Real Casa Pia de Lisboa, que tendo  fechado nos primeiros anos  do sistema republicano, reabriu em 1951.
       
Depois destas " Dicas ",  agradecemos  toda a informação  que possa   ajudar  o  nosso  amigo  José Liparizi, a identificar o autor da sua " jóia " da  relojoaria  ( certamente portuguesa ),  do  século IXX.



 



2 comentários:

  1. Portugal só fabricou relojoaria grossa ou média, relojoaria pendular. Mesmo a Real Fábrica nunca terá produzido relógios de bolso. Augusto Justiniano de Araújo nunca produziu relógios de bolso, antes relógios de torre ou de parede, todos eles pendulares. Couzinha, de Almada, ou Cardina, da Nazaré, são exemplos de construtores nacionais de relojoaria grossa, enquanto a Reguladora, de Vila Nova de Famalicão, Calendário, também nunca foi além da relojoaria média, pendular ou de corda. Não se conhece um único exemplar de relojoaria fina (de bolso ou de pulso) até hoje produzido por um relojoeiro português. Quanto ao relógio em apreço, reveste-se assim de um interesse particular. Cumprimentos. Fernando Correia de Oliveira

    ResponderEliminar
  2. uma análise mais atenta indica tratar-se de um Calendário Perpétuo, um tanto tosco, parecendo um protótipo, feito a partir de um calibre original, a que se foram acrescentando módulos. Tem indicação de data ("dias do mez"), dia da semana, mês, anos comuns e bissextos. As horas e os minutos são descentrados, com numeração romana, indica fases de lua (QC - Quarto Crescente; LC - Lua Cheia; QM - Quarto Minguante; LN - Lua Nova) noutro submostrador, havendo ainda um terceiro submostrador com indicação de "horas de salto", tradução do que hoje entendemos por "horas saltantes" (o ponteiro salta de hora a hora, numa escala aqui com numeração árabe).

    ResponderEliminar