curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

RELÓGIO MOREZ PARA VENDA


HISTÓRIA DO RELÓGIOS MOREZ


Os Relógios Morez, Morbier ou Comtoise, são provenientes do Jura Francês, onde aparecem nos finais do século XVII e perduram até aos nossos dias.

No essencial, este relógios mantêm-se fieis a um extraordinário e simples, mecanismo de relojoaria cuja evolução, ao longo dos séculos, permite distinguir 4 gerações de Relógios Morez.




QUARTA GERAÇÃO:

Situa-se me 1850 e 1915 . Estes relógios adquirem grande popularidade, pela sua simplicidade e sonoridade ( o som da sua campainha é audível a grande distancias, o que era um benefício, significativo, para a época ).

Passam a ter importância decorativa nas casa senhoriais e os pêndulos ganham uma dimensão decorativa com a sua
forma de lira, suportada por um grande número de tiges
( entre 5 e 11 ), alternadamente em latão e aço. O diâmetro das lentilhas situa-se normalmente entre 25 e 35 cm .

Na actualidade comercializam-se Relógios Morez, restaurados e também reproduções da quarta geração, que continuam a ser produzidas no Jura Francês.

Preço: 500 Euros

Nota: Interessados devem deixar informação em Comentários ao post

13 comentários:

  1. boa tarde,
    uma vez que nao encontrei o seu contacto neste blog, venho por este meio comunicar com o senhor Ribeiro, porque queria saber mais sobre a ''Reguladora'', a fábrica portuguesa de relógios, que penso que esteja extinta, uma vez que o site está inoperacional. Sou um aluno de Design gráfico e estou a trabalhar numa proposta sobre a gestão do tempo, e tem que estar associado a uma empresa, gostava que fosse a Reguladora, por ser uma empresa nacional e também porque tenho um carinho especial pelo relogio reguladora que tenho em casa.

    cumprimentos

    Marco Silva

    ResponderEliminar
  2. Caro Marco,
    A Fábrica Reguladora está de facto extinta, mas a marca " Reguladora " não. Esta marca foi adquirida por um pequeno grupo de ex-empregados da Fábrica, que criaram uma nova empresa designada Regularfama, que presta todo o serviço de manutenção aos relógios Rguladora e que se encontra instalada nas antigas instalações administrativas, da Fábrica, em Vila Nova de Famalicão. Contacto : 252 310 374 ( senhor Filipe ).

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pela divulgação do relógio. Não sou muito muito utilizador da net mas hoje em consulta, cheguei até si. Vou todos os meses pela Europa comprar relojoaria e sou um aficionado dos relógios de Morez que costumo comparar, por analogia de resistência, ao antigo Carocha. Faço parte duma associação, ANPPAC, que tem como visibilidade uma pequena revista mensal, ALMANAQUE DO BAÚ. Se achar interessante, gostaríamos de publicar artigos seus sobre relojoaria. António Santos - antiguidades.as@gmail.com - 917521368

    ResponderEliminar
  4. Caro António Santos
    Só hoje vi o seu comentário. as minhas desculpas pelo atraso.
    Gostei da sua analogia entre as máquinas Morez e o Carocha . Com grande pena minha nunca tive nenhum, mas estou perfeitamente de acordo consigo . São dois " icons " da tecnologia .
    Sim podemos pensar numa pequena colaboração. Pode contactar-me : 917522152

    ResponderEliminar
  5. Olá Jaime!

    Sou de Minas Gerais, meu avó fabricou 3 réplicas desses relógios em 12 anos, apenas 1 deles tem o florão que consegui achar pra ele com muito custo, você sabe quem tem e pode vender o florão? Pois é a unica parte que ele nao consegue fazer.
    Aguardo resposta, obrigado!
    att
    Guedson Alcântara

    ResponderEliminar
  6. Caro Guedson,
    Obrigado pelo contacto. Lamento mas não estou a entender o que o senhor chama de " florão " . Pode explicar um pouco melhor ?
    Mande o seu email.
    Cumprimentos
    Jaime F. Ribeiro

    ResponderEliminar
  7. Caro Senhor Jaime Ribeiro,
    Estou interessado em adquirir um relogio mecânico morez e, ao navegar na internet deparei-me com o seu blog (extraordinário, de resto!) no qual refere a possibilidade de venda dos referidos relogios. Apesar de ter passado muito tempo já desde a publicação do seu post, decidi aventurar-me em escrever-lhe para saber da possibilidade dessa aquisição. Fico então a aguardar resposta sua. Despeço-me.
    Cumprimentos, Rui Rodrigues.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nota:
      No email que enviei, onde se lê JaimeFri deve ler-se:
      jaimefri

      Eliminar
  8. Caro Rui Rodrigues,
    Obrigado pela sua visita e comentários.
    Sobre o seu interesse em adquirir um relógio mecânico Morez, informo que ainda disponho de alguns mecanismos, pelo que se quiser estou disponível para lhe vender um deles, conforme indicado no meu "post " de 29 de Dezembro de 2010. Para facilitar o contacto envie-me um email para : JaimeFri@gmail.com
    Cumprimentos
    Jaime F. Ribeiro

    ResponderEliminar
  9. Estimado Senhor Ribeiro,
    me gustaria compartir con Ud. la lista de los rds que tengo de Portugal (507 en total) 112 em Vila Real , 107 em Lisboa, 48 em Viana do C.
    para saber más sobre mi : BUEU os seus canteiros e os seus reloxos de sol
    Para contactarme : josephvanlinthoudt@gmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa noite Senhor Jaime F. Ribeiro
    Atendendo aos seus conhecimentos sobre Relojoaria Portuguesa seria possivel dar-me alguma informação sobre os seguintes fabricantes de relógios :
    Santos Ré & Moura
    Relojoeiros Machinistas
    Lisboa

    Obrigado
    o meu email é o seguinte: faria.santarem@sapo.pt

    ResponderEliminar
  11. Encontre as melhores ofertas de relógio nesse face a que.
    https://www.facebook.com/ReiDosRelogiosss

    ResponderEliminar
  12. Caríssimo, possuo um relógio bastante idêntico, no entanto gostava de ter noção mais precisa do valor do mesmo , será que é possivel o envio de e-mail para que lhe possa enviar imagens ? Atentamente

    Amílcar Neves
    amilcar.ne@gmail.com

    ResponderEliminar