curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Quadrante Solar

Com o aperfeiçoamento da leitura do tempo, pela projecção da sombra do Gnomom , chegou-se ao QUADRANTE SOLAR , inventado por Anaximandro de Mileto ( 380 a.C.)
Este quadrante ou mostrador, convenientemente dividido veio permitir, então, a medição relativamente certa do tempo, porém a contagem de pequenas fracções continuava a ser difícil.

O rigor nos processos de cálculo deste Relógios de Sol não parou de aumentar e ainda que , a partir do inicio do século XIV, começassem a perder alguma importância, devido ao aparecimento dos primeiros relógios mecânicos, a verdade é que continuaram a manter um importante papel Social, mesmo para além da descoberta do pêndulo (Galileo - 1641), equipando Igrejas, Conventos, Palácios e espaços públicos , como medidores do tempo nas suas mais variadas formas e com possibilidade de medir intervalos de tempo de um minuto.

Embora substituídos na sua função de medição do tempo, este relógios têm desempenhado também um importante papel pedagógico na formação, da juventude sobre a rotação da terra em torno do sol e de decoração, em jardins públicos e fachadas de edifícios.

A necessidade de possuir um meio de medir o tempo em intervalos menores e independentemente das situações atmosféricas, que os relógios solares não permitia, levou o homem a inventar outros instrumentos, como a clepsidra, a ampulheta e o relógio de azeite.

1 comentário:

  1. Muito interessante. Nunca tinha ouvido falar no relógio de azeite. Estamos sempre a aprender.
    Está a ver que um blog é um importante meio de aprendizagem.
    Teresa Leite

    ResponderEliminar