curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

VALOR DE COLECÇÃO




De um leitor brasileiro, deste blog,  o senhor Eng. José Liparizi, recebemos um pedido de ajuda, na identificação   do  fabricante  do relógio de bolso que mostramos em baixo.
Diz-nos aquele amigo,   ter descoberto na relojoaria  um " hobby " que está a  aprofundar, na  medida em que   a sua motivação  vai  crescendo  proporcionalmente ao conhecimento que vai adquirindo  sobre   ciência / arte  dos relógios o que já faz dele, hoje, um notável coleccionador de peças  de referência .


 
 Mostrador com informação do ano, do mês, dia da semana e dia do mês


Mostrador com foto, certamente do seu proprietário  ou construtor ?





       
O mecanismo pode ter sido adaptado, a partir de um outro importado



É curioso verificar  que toda a informação  contida nos mostradores, frente e verso, está redigida em português. Este facto  fez o nosso amigo brasileiro supor, que se trata de uma peça de origem portuguesa  e devemos  afirmar que acreditamos assim ser.
E, ainda que não seja fácil identificar o autor  desta peça que,  a avaliar pela informação contida no mostrador, parece ter construída  no ultimo quarto do século IXX , este detalhe faz-nos  reduzir substancialmente o número de opções .
De   facto, sabemos que a partir de meados  do século XVIII se inicia em Portugal uma significativa actividade  de relojoaria, com a criação da Real Fábrica de Relojoaria , em Lisboa, que vai dar origem à produção nacional de diversos relógios de torre, parede e outros ditos de precisão ( bolso ? ). Na sequência desta actividade  surgem, um pouco por todo o país,  relojoeiros  de grande nomeada,  particularmente concentrados em Lisboa, Coimbra, Porto e Minho.
Por volta  de 1880  existe, em Lisboa, um relojoeiro  famoso, de nome Augusto Justiniano de Araújo, que desafia, com as suas criações, o que de melhor  nos chega da Europa. Este relojoeiro, então conhecido com  " Sábio Construtor de Relógios ",   esteve particularmente em foco,  quando apresentou, na Exposição Industrial de 1888 um relógio, de sua autoria, a que chamou de " Cosmocronómetro " ,  que acreditamos conter muita da informação que agora nos aparece, nas fotos  do  relógio que apresentamos . 
Devemos  realçar que o relojoeiro Justiniano de Araújo, não era um curioso   da mecânica,  estudou engenharia no Instituto Industrial de Lisboa, o que lhe permitia ter um entendimento  correcto  sobre desenho, construção e funcionamento  de aparelhos mecânicos.
Segundo  relatos históricos, sabemos ainda que  muitos dos  relógios deste " Sábio  Construtor de Relógios " foram exportados, nomeadamente para o Brasil, Angola e Açores o que vem dar dar credibilidade à possibilidade  do relógio  que mostramos , em cima, ser de sua autoria.
Por último queremos lembrar  Augusto Justiniano de Araújo, foi o fundador, em 1895, da  Escola de Relojoaria  na Real Casa Pia de Lisboa, que tendo  fechado nos primeiros anos  do sistema republicano, reabriu em 1951.
       
Depois destas " Dicas ",  agradecemos  toda a informação  que possa   ajudar  o  nosso  amigo  José Liparizi, a identificar o autor da sua " jóia " da  relojoaria  ( certamente portuguesa ),  do  século IXX.