curiosidades

BEM VINDOS !


Caros amigos, apreciadores da arte e da tecnologia de relojoaria, de todos os tempos. Este blog é nosso . Colaborem com as vossas ideias e sugestões.

Caros visitantes este Blog vai passar a ter duas páginas. Esteja atento à nova página: TECNOLOGIA DE RELOJOARIA.

BEM VINDOS !

Jaime F. Ribeiro

sábado, 29 de janeiro de 2011

CURIOSIDADES DA RELOJOARIA PORTUGUESA

1- HOMENAGEM AO PADRE " Relojoeiro " JOÃO LIMA TORRES

Até meados do século passado os chamados Relógios de Torre, tiveram uma importância fundamental na informação das horas ás populações, com particular ênfase nas pequenas e médias comunidades, onde além da indicação das horas e meias horas havia também o tocar de uma melodia tendo, em Portugal, ficado muito popular a conhecida a Avé Maria de Fátima, introduzida pela Reguladora, nos seus carrilhões.
Dois locais público, adquiriram a primazia da colocação deste relógios ; Igrejas e Edifícios Municipais. Não é por isso de estranhar que alguns Padres, enquanto homens de cultura e ciência, tenham encontrado na relojoaria um hobby para os seus tempos livres.
Em 1970, enquanto director da Fabrica de Nacional de Relógios –Reguladora, em V.N. Famalicão, fui contactado por uma irmã de um convento, em Barcelos, sobre o interesse , para a Fábrica, na aquisição do espólio de relojoaria do falecido padre João de Lima Torres.
Observado o material exposto, conclui que tal não tinha qualquer interesse para a fábrica , mas que o mesmo poderia ter alguma utilidade para um relojoeiro reparador. Aconselhei, por isso a irmã a contactar os relojoeiros de Barcelos e eventualmente de Braga sobre o assunto.
A irmã agradeceu a minha deslocação e para me compensar fez questão de me oferecer um envelope que continha um livro, sobre relógios eléctricos e alguma documentação sobre a actividade relojoeira do Padre Lima Torres.
“ Religiosamente “ guardei aqueles documentos e são alguns extractos deles que hoje publico, neste blog, por considerar relevante a sua divulgação, sobretudo para aqueles que como eu se interessam pela relojoaria, independentemente de até exercerem outra actividade.
O padre João Lima Torres, não se limitava a apreciar os relógios, como estudioso e inventor criava os seus próprios relógios, desenhando e calculando peças e sistemas para relógios de torre que depois mandava produzir em oficinas do Porto ( J. Ramos & Irmão ) e com o recurso a peças de relógios do Jura Francês, onde este relógios se fabricavam desde meados do século XVIII e que na altura tinha um importador em Albergaria-a-Velha ( Miguel Marques Henriques ).
Pelas informações que obtive, embora não o possa afirmar categoricamente, tudo indica que tenha sido o Padre João Lima Torres o mentor, senão o autor, da introdução da melodia Avé Maria de Fátima nos relógios da Reguladora.
A seguir mostro três documentos, com cálculos e desenhos para o relógio da torre da igreja de São Romão – Barcelos e duas fotos do respectivo relógio, datado de 1950.